Entenda o que é o HPV e saiba como se prevenir

Entenda o que é o HPV e saiba como se prevenir

Muito prazer. Sou o Dr. Celso Nascimento de Carvalho. Hoje vamos falar sobre HPV, uma doença que tem se tornado cada vez mais conhecida devido à progressão que se apresenta no cenário da saúde.

O termo HPV, significa Papiloma Vírus Humano, tendo como causa a presença de um vírus, que se apresenta por cerca de 189 tipos diferentes, classificados em alto risco e baixo risco, quando se relaciona à probabilidade de risco para câncer genital.

O seus sintomas externos são as chamadas verrugas genitais, pela semelhança de aparência com a verruga vulgar. Por isso, são de fácil identificação e aparecem geralmente na região vulvar e perianal. Já os sintomas internos vaginais, podem cursar com secreção e irritação local.

O diagnóstico diferencial deve ser feito com as doenças sexualmente transmissíveis (DST), tais como: herpes genital, condiloma plano (sífilis), molusculos contagioso, entre outros, sendo necessária realização de exames complementares para essa diferenciação.

A medicina dispõe de exames que devem ser realizados para seu diagnóstico sendo o principal deles o Papanicolau, conhecido como preventivo, que deve ser realizado de rotina ou em caso de suspeita.

Outro exame importante é a Captura Hibrida para HPV com Genotipagem, em que sua pesquisa, além de identificar a presença do vírus com sua carga viral, informa também quais os tipos presentes naquele exame, além da classificação de alto risco ou baixo risco.

Após a presença confirmada da doença, é necessário avaliar a extensão e profundidade do comprometimento e afastar uma suspeita de câncer. É aí que a Colposcopia se faz necessária.

Esse exame consiste do emprego de um aparelho chamado Colposcopio, que realiza um aumento da visão do tecido da região genital favorecendo a identificação de lesões e quando necessário realizar uma pequena biopsia, indolor, para estudo histopatológico do tecido obtido.

A medicina não possui medicamento específico para tratamento do HPV, por isso a melhor arma ainda é a prevenção, que pode ser realizada de duas formas, a vacinação contra HPV já disponível e o uso do preservativo. A vacina tetravalente imuniza contra os quatro tipos de vírus mais significativos, sendo assim, o uso da camisinha é a prevenção que traz maior proteção.

É importante lembrar que a forma de transmissão pode ser feita pelo contato direto tanto pelo homem como pela mulher, levando o risco para outros órgãos femininos e podendo chegar ao câncer em todas essas estruturas. Vamos nos prevenir da progressão desta doença com procedimentos simples como preventivo ginecológico regular (citologia) e o uso de preservativo.

Acesse este blog regularmente para saber mais informações sobre temas relacionados às nossas especialidades médicas, dicas para a saúde e aumento da qualidade de vida.

Até breve!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.