Outubro termina hoje, mas a atenção ao câncer de mama deve ser permanente

Outubro termina hoje, mas a atenção ao câncer de mama deve ser permanente

 

2_imagemartcamama

Outubro é um mês importante no calendário mundial da saúde, pois é marcado por diversos movimentos que conscientizam a população a respeito do câncer de mama e sua prevenção. O sucesso dessas iniciativas engajou governos, organizações, empresas e pessoas em prol dessa causa.

Ao longo da minha experiência de 44 anos de profissão, sei o quanto a informação sobre a saúde é o melhor aliado na luta pela melhoria da qualidade de vida. Por isso, organizei uma lista de conceitos e informações importantes que todos devem ter acesso e compartilhar para a luta contra o câncer de mama seja bem-sucedida.jordan air force 1
nike air max 90 futura
nike air jordan 1 elevate low
sac à dos eastpak
custom stitched nfl jersey
custom youth hockey jerseys
decathlon bmx
sac eastpak
keyvone lee jersey
custom maple leafs jersey
stetson straw cowboy hats
brock bowers jersey
durex intense vibrations ring
durex intense vibrations ring
nike air max 90 futura

1 – Números:
A segunda maior incidência de câncer entre as mulheres no Brasil é o de mama, sendo este a maior causa de morte entre as mulheres. O mesmo se observa em outros países ocidentais , e sua frequência vem aumentando desde as décadas de 1960 e 1970. Segundo o INCA, são esperados 57.960 novos casos no país neste ano. Na Região Sudeste, é estimado 65 novos casos para cada 100 mil mulheres.

2 – Fatores Genéticos de Risco:
– Antecedentes familiares de primeiro grau da doença (mãe, irmãs, tias maternas e filhas);
– Casos surgidos abaixo dos 35 anos de idade,
– Parente masculino com câncer de mama; e familiar com câncer de mama feminino com menos de 40 nos;
– Mulheres abaixo dos 60 anos com casos de familiares primeiro grau ou segundo grau;
– Três familiares de primeiro ou segundo grau com câncer de mama ou ovário no mesmo lado da família;
– Em casos em que a biopsia revela tecido proliferativo com atipias.
SINTETIZANDO, MULHERES QUE TENHAM CÂNCER DE MAMA OU DE OVÁRIO NA SUA HISTÓRIA FAMILIAR MERECEM ATENÇÃO E CUIDADOS REDOBRADOS COM RELAÇÃO A ESSA DOENÇA E SEU CONTROLE.

3 – Fatores de Risco Relacionados ao Estilo de Vida e Hábitos:
– Tabagismo;
– Consumo elevado de bebidas alcoólicas;
– Alta exposição a agrotóxicos e a terapia ionizante.

4 – Fatores Endócrinos de Risco:
– Menarca (primeira menstruação) antes dos 12 anos;
– Menopausa depois dos 50 anos;
– Terapia de Reposição Hormonal (veja tópico específico sobre o assunto abaixo).
– Primeira gravidez após os 30 anos.

5 – Diagnóstico:
Embora o diagnóstico do câncer de mama com muita frequência seja feito em sua forma subclinica, por meio de mamografia de rotina ou por programa de rastreamento (screening) populacional, o exame físico é fundamental. Este inclui a inspeção estática e a inspeção dinâmica.

Os exames que mostram melhor diagnóstico são mamografia, ultrassonografia mamária e ressonância magnética, em casos de alterações imagiológicos profundas (risco de pneumo e hemotórax).

O exame clínico e a mamografia são fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer de mama e o sucesso do seu tratamento e controle. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda a mamografia anual a partir dos 50 anos, exceto em caso de risco pessoal ou familiar, uso de reposição hormonal ou fatores como fumo e exposição a agrotóxico e terapia ionizante.

É preciso destacar que O DIAGNÓSTICO PRECOCE É UM DOS MAIORES FATORES DE SUCESSO NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA.

6 – Terapia de Reposição Hormonal:
É muito utilizada na menopausa. Alguns estudos observacionais procuram correlacionar um pequeno risco nessa terapia com o câncer de mama, mas, como apresentam vários vieses (fatores que podem modificar seus resultados), devem ser visto com todo cuidado. Por isso, a indicação e acompanhamento médico são fundamentais para que os riscos sejam afastados e as mulheres possam ser beneficiadas por essa importante terapia. AQUI, MAIS UMA VEZ, A INDIVIDUALIZAÇÃO DO TRATAMENTO POR UM MÉDICO É A MELHOR FORMA DE REDUZIR SEU RISCO.

Encerro este texto com a certeza de que a população, e sobretudo as mulheres, entenda que a conscientização de que prevenção e diagnóstico precoce são as grandes armas contra o câncer de mama e não apenas durante o mês de outubro. Incorpore essas informações apresentadas à sua rotina e fique atenta para o aparecimento de quaisquer sinais atípicos nas suas mamas.

Um grande abraço e até o próximo artigo.

Dr. Celso Nascimento de Carvalho.

 

[vc_btn title=”Agendar Consulta com o Dr. Celso” style=”custom” custom_background=”#1ba69a” custom_text=”#ffffff” shape=”square” align=”center” i_icon_fontawesome=”fa fa-calendar-o” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.boaconsulta.com%2Fcelso-nascimento-de-carvalho-saude-leblon||target:%20_blank” button_block=”true” add_icon=”true”]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.